sábado, 11 de junho de 2016

Como Sangrar o Freio do Carro

Como Sangrar o Freio do Carro

Precisa sangrar os freios do carro para renová-los? Trocou recentemente as pastilhas de freio, mas sente como se houvesse uma esponja quando o aperta? Às vezes, quando o nível de fluido de freio fica muito baixo no reservatório do cilindro mestre, bolhas de ar ficam presas nos tubos, reduzindo a força geral do mesmo.[1] Tirar o ar da coluna de fluido de freio vai recuperar a força dos freios hidráulicos. Veja aqui um pequeno tutorial de como sangrar corretamente os freios do carro.
 1- Retire a tampa do reservatório do cilindro mestre. Ele costuma ser de cor clara com uma tampa preta e geralmente fica alinhado com o pedal do freio no compartimento do motor.
2- Drene o fluido velho. Com um injetor de temperos, tire o máximo do fluido velho e sujo que puder.
3- Limpe o reservatório. Depois de retirar todo o fluido de freio velho, limpe os sedimentos do reservatório com um pedaço de pano limpo e sem fiapos. Não derrame o fluido de freio em superfícies pintadas ou ele vai remover a tinta imediatamente. Limpe qualquer fluido derramado com um limpador ou água e sabão.
4- Encha o cilindro mestre com o fluido de freio. Recoloque a tampa do reservatório.
5- Aperte o pedal várias vezes (15 ou mais).
6- Afrouxe os sangradores (válvulas). Com uma chave estrela (normalmente de 5/16’’) que encaixe no parafuso da válvula, afrouxe-as, mas deixe-as fechadas. Espirrar um pouco de óleo nos parafusos no dia anterior ajudará a soltá-las.
7- Coloque um tubo na válvula. Usando um pedaço de tubo plástico (os de aquário servem), empurre uma extremidade do tubo sobre a válvula.
 8- Coloque a outra extremidade em uma pequena garrafa clara, com 2,5 cm a 5 cm de fluido de freio dentro. (Isso evitará que o ar seja sujado de volta para o cilindro do freio).
9- Coloque um pedaço de madeira ou outro “espaçador” sob o pedal de freio.Isso evitará que o pedal fique muito perto do chão quando você começar a sangrar os freios. Isso é necessário para você não afundar os pistões no cilindro mestre, causando vazamentos.
10- Encha o reservatório do cilindro mestre. Retire a tampa do reservatório e encha-o com fluido novo. Mantenha o cilindro mestre cheio durante o processo para impedir a entrada de ar.
11- Recoloque a tampa do reservatório.
12- Peça a alguém para sentar no banco do motorista e apertar o pedal do freio devagar, com força constante, para mantê-lo abaixado. O ajudante deve avisar quando o pedal descer até o limite. Não é necessário usar muita força. Pressione tanto quanto pressionaria se tivesse que parar no sinal vermelho.
13- Começando do lado do carona, na parte traseira, abra 1/4 do sangrador. O fluido velho e o ar sairão irão para a garrafa, pelo tubo. Quando o fluido parar, feche a válvula. Avise seu ajudante que o pedal irá afundar quando você abrir a válvula. Isso é perfeitamente normal. Seu ajudante deve manter a pressão e seguir o movimento do pedal até ele parar.
14- Grite “pare” para o ajudante, que deve retirar o pé do pedal, para que ele levante.
15- Repita o processo até um fluido claro sair pelo tubo. A cada cinco vezes que o pedal for pressionado, encha o reservatório com mais fluido. Nunca deixe o reservatório com nível baixo, ou vai entrar ar no cilindro mestre.
16- Feche a válvula.
17- Repita os passos 12 a 15 na roda traseira esquerda.
18- Repita os passos 12 a 15 na roda dianteira direita.
19- Repita os passos 12 a 15 na roda dianteira esquerda.
20- Pronto. Seus freios foram devidamente sangrados. Agradeça ao seu ajudante comprando uma cerveja ou refrigerante. Valorize seu assistente.

Dicas
 • Sempre comece o mais longe possível do cilindro mestre. Normalmente, é da parte traseira à direita para a esquerda, depois parte dianteira à direita para a esquerda.
 • Pode ser difícil retirar os parafusos. Use uma chave estrela apropriada para retirá-los.
• NÃO É RECOMENDÁVEL fazer isso sozinho, pois o ar pode entrar na válvula.
• Se não souber fazer, busque ajuda profissional.
• Coloque uma pequena mangueira no final da válvula. Coloque a ponta da mangueira em uma garrafa cheia de líquido de freio. Afrouxe a tampa. Bombeie o pedal, mantendo o cilindro cheio. • Para freios ABS, você pode precisar de um scanner de diagnóstico durante o processo. Não tente fazer a sangria de seus freios sem a ajuda de uma ferramenta de análise apropriada para ativar esses sistemas caso o veículo tenha freios ABS ou controle de tração.
• É possível encontrar em lojas que vendem kits de sangramento, que são de grande ajuda.
• Alguns modelos mais novos de veículos precisam de um procedimento especial de sangramento chamado sequência de sangramento, em razão das várias válvulas e sistemas que possuem. Consulte um profissional antes de tentar sangrar os freios, pois, se o procedimento for mal feito, pode danificar o sistema de freios.

 Avisos
• O fluido de freio é um negócio perigoso. Mantenha-o longe dos olhos e da pista. Se possível, use uma mangueira e um pote para pegá-lo se ele espirrar, e recicle.
• O fluido de freio pode acabar com a pintura do carro. Cuidado para não espirrar na pintura.
• Sempre siga as instruções do fabricante quanto ao fluido de freio. Usar o fluido errado (como óleo de máquina) pode causar falha nos freios, o que é uma má ideia. Se você sobreviver à falha, precisará trocar algumas partes bem caras.

 Materiais Necessários
• Chave estrela
• Tubo de plástico claro
• Lata de fluido de freio.
• Injetor de temperos.
• Garrafa de plástico claro
• Espaçador (como um pedaço de madeira)
• Um ajudante

Fontes e Citações
http://www.caranddriver.com/features/how-to-bleed-your-brakes-feature • http://www.dummies.com/how-to/content/how-to-bleed-your-brakes.html 1. ↑ http://www.popularmechanics.com/cars/how-to/maintenance/4213448

Fusca motor 1.8 turbo fortaleza/ce

Fusca 65 - 1600 Turbo

Dicas de Embreagem Hidráulica