quarta-feira, 2 de março de 2016

Como fazer rodízio de pneus corretamente

Você que tem um carro deve saber quando e como fazer o rodízio dos pneus do seu veículo da maneira correta! O rodízio nada mais é do que a troca dos componentes de eixo para que você possa equilibrar a vida útil dos pneus e proporcionar uma boa estabilidade, especialmente nas curvas e as freadas quando for dirigir. É necessário também, devido aos desgaste dos pneus traseiros e dianteiros. Esse desgaste se dá pela quilometragem rodada no veículo, quanto mais você anda, mais desgasta.
Os carros de tração dianteira, também chamados de carro de passeio, que são os líderes de vendas no Brasil, são submetidos a maiores esforços e estão mais propensos a desgastarem mais que os traseiros. E pôr que isso? Por conta do conjunto de força que estão sujeitos a torque do motor, esforço direcional para girar o volante, acelerar, frear entre outros fatores, forçando mais que os de trás.
Para você saber quando o seu pneu está desgastado existe uma marcação na banda de rodagem do pneu ( é parte da borracha do pneu que tem contato com o solo) chamada sulco, que pode ser indicado por um triângulo ou letras, assim você saberá até quando o pneu pode ser usado e assim fazer a devida troca ou rodízio.
Em alguns casos, é recomendado que faça o rodízio entre 5mil km a 10mil km. Ou, quando for fazer a revisão do veículo. Veja no vídeo algumas orientações sobre o rodízio dos pneus:
Existem alguns tipo de pneus que precisam de cuidado especial na hora da substituição. Veja qual é o seu na figura abaixo :
Imagens ilustrando rodízio dos tipos de pneus.

Vamos analisar agora cada um para que você faça o rodízio dos seus pneus corretamente!

Tração Traseira

Os pneus posteriores devem ser levados para frente em linha reta, ao mesmo tempo que os anteriores vão para trás de forma cruzada. Se a tração for inteira, basta alterar os componentes de lugar fazendo um “X”;

Tração Dianteira

A ordem da troca das rodas é a seguinte: os pneus traseiros passam para frente, mas invertidos em relação aos lados, ou seja, o pneu traseiro esquerdo passa a ser o dianteiro direito. Já os dianteiros voltam em linha reta para trás.

Pneu Unidirecional

Os pneus com desenhos unidirecionais devem sempre ser trocados em linha reta. Os de trás vão para frente, e os de frente vão para trás.
Três dicas importantes:
1. O estepe de fábrica não pode ser utilizado, ele vem com um tamanho menor..
2. Pneus de tamanhos diferentes não podem ser trocados entre si.
3. Depois do rodízio, faça o alinhamento e balanceamento para garantir a estabilidade direcional do seu veículo.
Para não ter problemas e ficar sem pneus no meio da estrada, recomendamos que comprem novos, caso os que estejam em uso estiverem com marcas de uso muito visíveis. O rodízio tem mais funcionalidade para aumentar o tempo de vida de pneus bons, e não somente reaproveitar os que estão muito velhos junto do estepe.  
Fonte:Site AutoStar - Últimas Notícias - por: Renata Rodrigues Da KasterWeb 
http://www.autostart.com.br/dicas/como-fazer-rodizio-de-pneus-corretamente/

DEIXE SEU COMENTÁRIO OU DÚVIDA QUE ENTRAREI EM CONTATO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sua dúvida. Entraremos em contato.